O novo ano astrológico começa em 20 março 2011 às 20h20, horário de Brasilia, quando o Sol estará a 00º00′ do signo de Áries. A cada ano um planeta assume a regência pelo período de 1 ano, chamado de regente do ano e 2011 será regido por Mercúrio.
A ordem de regência dos planetas é a mesma observada em tratados cabalísticos e textos de astrólogos medievais que consideram o horário planetário, numa sequência que se inicia pelo planeta mais lento e termina no mais rápido: Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua.
Mercúrio tem expoência por ser o regente do ano de 2011 e influi sobre as questões do comércio, negócios, a astúcia de negociação, a mente racional, destreza, racionalização, comunicação, a palavra escrita e falada e toda capacidade de receber ou transmitir informação, opiniões e críticas.
O planeta da comunicação propiciará oportunidades para diálogos, conversas, trocas de experiências e vontade de mudar o ambiente. Por ser um planeta de natureza agitada e versátil, Mercúrio provocará uma movimentação intensa em nossas vidas e no mundo. Com mil ideias ao mesmo tempo, o desejo de buscar novidades estará mais exaltado. Porém, devemos evitar o excesso de euforia, estar atentos à realidade e não traçar metas inatingíveis.
Como Mercúrio é o planeta que rege os signos de Gêmeos e Virgem, influenciará diretamente as questões que envolvam a comunicação e o cotidiano, ou seja, dinamizará os contatos com familiares, colegas de trabalho, amigos e vizinhos, dando destaque à rotina do dia-a-dia. Mercúrio traz novas descobertas, principalmente nas informações e comunicações, e pode marcar o ano com transformações nos meios de comunicação de massa e nos aparelhos como telefone, celulares e outros
Mercúrio na mitologia grega é Hermes, o intérprete e arauto da vontade dos deuses, e foi sincretizado como deus da escrita, da magia e da sabedoria, patrono de astrólogos e alquimistas.
A prosperidade estará ativada em 2011, desde que saibamos evitar desperdícios e controlar a confiança exagerada; é necessário prudência e estrutura. Sentiremos força interior para dar início a uma nova etapa de vida, e será um ano em que nos sentiremos mais dispostos a renovar ou transformar aquelas áreas de nossa vida que parecem estagnadas. Então, pessoal, vamos à obra!
Feliz Ano Novo Astrológico a todos!