Minha mãe tinha o hábito de organizar a tradicional “limpeza de final de ano”. Ela precedia a montagem da árvore de natal e anunciava o final de um ciclo. A gente já sabia da rotina que incluía lavagem de cortinas, limpeza de estofados e coisas absolutamente desconhecidas das novas gerações, como passar palha de aço no piso – o objetivo era remover camadas de cera antiga – lavar paredes inteiras e sempre que possível a inexorável “pinturinha”, para dar uma cara nova à casa. Era interessante, cômodos eram desocupados, tiravam-se os móveis e rolava aquele revezamento…
Hoje em dia eu não tenho dúvidas de que as pessoas antigas traziam consigo uma sabedoria secular e não abriam mão de colocar em prática seus preceitos. O babado começava com a limpeza dos armários, aquela história de que um brinquedo “jogado” lá no fundo, podia fazer a alegria de outra criança, roupas que não serviam mais seriam ainda uma alternativa a quem não pudesse comprá-las…enfim, o negócio é que a gente obedecia, nem sempre com muito boa vontade, mas acabava liberando espaço (e energia!) e promovendo o bem comum.
Nada melhor para contribuir ao BOM FENG SHUI de qualquer casa ou empresa, do que se livrar de toda essa tralha, com muita intenção, desejando tudo-de-bom para quem possa reutilizá-la, reciclá-la, enfim, dando um novo destino àquilo que para você tornou-se “velho”, inútil ou inadequado. E o melhor: abrindo espaço para o NOVO.
Agora, vem cá! Com tanto bazar rolando, tanta instituição angariando fundos para sobreviver nos próximos meses e a gente ainda tem o desplante de se apegar a coisas, sem o menor fundamento? Pense comigo, nossas roupas, sapatos, bijou, bolsas e afins, representam do lado de fora, aquilo que somos por dentro e graças a Deus, A GENTE MUDA! Então, amores, aquela tralha toda já não lhe pertence mais! Se você não consegue mais usar aquele vestidinho que lhe escravizou no cartão de crédito ao longo do verão, há dois anos, agradeça pela ousadia do seu investimento, sacuda a poeira e bote o talzinho pra circular, porque como dizia minha mãe, ele poderá ser a vedete do verão de outra criatura. E assim aja com tudo. O que você não usa é porque não lhe pertence mais. Certo?
Então, lição de casa pra semana! Destralhar a casa para ela ficar com um astral bem gostoso nas festas e pra receber o ano novo que já tá chegando…
E por falar nisso…vêm aí as nossas DICAS PARA O ANO NOVO! Aguardem!