Whatsapp 11-9 8900-8063

A gente vive notoriamente a “cultura da gordura” em termos de consumo. Qualquer item é parte de um “combo”, “quem comprou isso também levou aquilo” e de clique em clique vamos enchendo nossos “carrinhos”, nossas casas e os nossos corpos. Sim, compramos sem consciência, comemos sem foco algum e acumulamos. Há uma série de inutilidades ocupando um espaço imenso em nossas moradias, criando gordura na casa e aumentando o nosso próprio peso e medidas.

Peter Walsh*, autor de “Engordei ou minha roupa encolheu?” (recomendo), fala com muita propriedade dessa analogia entre a gordura da casa, originada pela tralha que vai se juntando e
os quilos que vamos ganhando: “…a bagunça atrapalha a vida que você quer ter.
Torna mais difícil respirar. Torna mais difícil movimentar-se. Torna mais difícil enxergar com clareza. Torna mais difícil concentrar-se e permanecer motivado. Você precisa limpar o lado de fora para limpar o lado de dentro.
Quanto mais atravancado é o seu espaço, mais peso você ganha. Quanto mais você engordar, mais tralha se acumulará. É um ciclo de tralha-peso.”
É preciso “emagrecer” a casa, mas sobretudo é necessária uma mudança de atitude, pois somente com planejamento e organização chegamos onde pretendemos. E aonde queremos chegar? Essa é a pergunta que vai gerar e gerir todo o plano de transformação da casa e da gente. Você tem que estabelecer que espécie de vida quer ter e colocar foco e consciência
em suas ações. Livrar-se da tralha, sempre pensando que sua casa, sua despensa, sua geladeira, enfim, todo seu entorno, deve conter apenas aquilo que seja necessário, importante, para ajudá-lo a criar a vida que você quer. Aí, sim, sai a gordura do ambiente, destralhamos a casa, a vida e podemos ver milagres acontecerem não só em nossos corpos, mas em nossa vida familiar, carreira, finanças, etc.
Do controle do nosso tempo ao descarte ou não do que ainda faz parte do nosso cotidiano, a pergunta básica é: “ISTO ME AJUDA A ALCANÇAR A VIDA QUE QUERO PARA MIM?” Se a resposta for positiva, fique com a peça em questão; se negativa, (pelo amor de Deus!) o que essa coisa ainda está fazendo na sua casa?
*Organizador profissional (Declutter Professional), responsável pela organização de inúmeras casa caóticas no programa “Chega de Bagunça”, exibido no Brasil pelo Discovery Home & Health.
Leia o post anterior:
DIA DEZ, MÊS DEZ – A RODA

Pense na sua vida há dez anos. Agora memorize...cinco anos – onde estava você e como, e com quem? Um...

Fechar