Pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriram plantas que podem ter efeito redutor dos níveis de ozônio em ambientes internos. A questão se torna importante quando descobrimos que equipamentos como IMPRESSORAS, FOTOCOPIADORAS E LUZES ULTRAVIOLETA, além de alguns SISTEMAS DE PURIFICAÇÃO DO AR, podem gerar ozônio. Edemas pulmonares, hemorragia, inflamação e redução da capacidade pulmonar estão entre os efeitos tóxicos deste composto químico para a saúde humana.
A poluição da atmosfera tem componentes prejudiciais ao organismo do homem e o ozônio é um gás incolor e altamente reativo.
Ele é formado quando o oxigênio reage com outros elementos químicos, e embora em maior quantidade no ambiente externo, o ozônio também pode surgir em ambientes como casas e escritórios.
Os cientistas publicaram os resultados da avaliação dos efeitos de três plantas em relação ao nível de ozônio nos ambientes fechados. A pesquisa foi publicada na revista Hort Technology, da Sociedade Norte-Americana de Ciência da Horticultura: CLOROFITO, JIBÓIA e ESPADA-DE-SÃO-JORGE foram as plantas utilizadas por serem de fácil manutenção e ter folhagem rica.
Os pesquisadores simularam um ambiente de escritório e registraram os dados a cada 5 minutos após a aplicação de ozônio. Os resultados mostraram que nas salas onde havia plantas, a taxa de redução do ozônio era maior, independente da planta.
A alternativa seria vantajosa para países em desenvolvimento, pois nessas nações as tecnologias de controle de qualidade do ar são financeiramente inviáveis. As populações de países industrializados como o nosso, passam cerca de 80% do seu tempo em ambientes fechados, o que pode gerar, com o ozônio, um problema de saúde pública. “Como a poluição do ar interno afeta grandemente os países, O USO DE PLANTAS COMO MÉTODO DE MITIGAÇÃO PODE SERVIR COMO UMA ALTERNATIVA EFICIENTE E DE BAIXO CUSTO,” ressaltaram os autores do estudo.
Anualmente, 2 milhões de pessoas morrem devido à toxicidade do ar em ambientes fechados, segundo o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas .
Essa plantinhas em versão mini podem fazer milagres por sua saúde, são lindas, decorativas e funcionais.