Whatsapp 11-9 8900-8063

Falar de sincronicidade para quem segue esse blog é pura redundância. Nada é por acaso…Hoje pela manhã, na aula de yoga, comentamos a palavra da semana – todas as semanas trabalhamos a energia de uma palavra, em sânscrito – desta feita a palavra é TAPAS.
Não, gente, não são aquelas porções fantásticas da culinária espanhola, mas algo que pode fazer um diferencial em nossas vidas. Segundo meu professor, César Quadros, a tradução do sânscrito para TAPAS seria disciplina, capacidade de auto-superação, transcender pela força de vontade as limitações naturais.
“Tapas é uma parte da ética do Yoga. Cultivar a disciplina e a capacidade de tornar-se ardente, repleto de determinação, o desejo corajoso de superar-se, melhorar, crescer pela ação da vontade disciplinada que transforma.” – explica o professor.
Esse esforço de auto-superação consiste numa atenção constante no sentido de fazer-se melhor a cada dia e aplica-se a todas as circunstâncias. É a constante observação para melhorar a todo o momento.
Alguns exemplos de como você pode treinar este preceito ético de forma simples, com coisas pequenas e que a primeira vista podem parecer irrisórias, mas que nos treinam para exercer o mesmo princípio em coisas maiores:
• Fazer mudanças na sua alimentação.
• Levantar e/ou dormir mais cedo.
• Movimentar-se mais. Praticar yoga, fazer caminhada, corrida, dança, etc. – abrir mão de alguns “confortos” tecnológicos pode ser a sua salvação. E sentir prazer nisso é fundamental!
• Incluir algum procedimento na sua vida e não deixar falhar nenhum dia, exatamente como escovar os dentes todos os dias.
• Procurar ler mais e falar melhor o seu idioma.
• Abraçar mais, beijar mais, estar mais próximo das pessoas que você ama.
• Cultivar o bom humor e o otimismo.
O que mais você pode incluir na sua rotina?
Leia o post anterior:
LISTA DE DESEJOS 2010

Sabe aquela famosa listinha de ano novo? Aquela em que a gente faz promessas de mudanças, do tipo “parar de...

Fechar