Essa semana tive uma experiência muito interessante. Tive uma postagem publicada num site que eu adoro, o VIDA ORGANIZADA, da Thais Godinho e pude perceber essa magia da visita virtual. Quanta gente vendo a minha cozinha! E é bacana saber que as opiniões divergem, até a gente se passa a limpo. Pois é, a reforma (não planejada) da minha cozinha, que você pode ler aqui, completou seis meses em setembro e já posso fazer uma avaliação mais precisa.

 

Confesso que ainda desejo ter novos armários, com um quê provençal, algumas portas envidraçadas  e ainda suspiro por um fogão e uma geladeira mais contemporâneos, mas continuo firme na minha opinião: tem que ser algo personalizado, nada que em nome da praticidade me lembre um centro cirúrgico!
Para mim tem que ter aconchego, cores… e coisas que traduzam o meu jeito de ser.
Vendo pelo lado do FENG SHUI, a cozinha tem a ver primeiramente com a nossa vida financeira, porque nela armazenamos nossos  “víveres”,
ela se relaciona com a nossa subsistência, portanto, vidros expostos com cereais, sementes, têm efeito subliminar, nos transmitem  ideia de fartura, de prosperidade. Outro ponto importante é que herdamos de nossos ancestrais o prazer da reunião em volta do “fogo” – quem não gosta de um bom papo na cozinha? E por essa e outras razões a  cozinha precisa ser um espaço convidativo, aconchegante, com boa luminosidade, limpo e organizado. Ter objetos expostos requer uma disciplina maior, há uma manutenção diária, outra semanal e uma mensal mais detalhada, mas “o que que a agente não faz por amor?”. Eu amo pequenos objetos garimpados em viagens e andanças por aí, outros presenteados ou até comprados nas boas casas do ramo. O mais importante: são uma referência para mim, me dão a nítida impressão que
estou no meu canto.
E a vida é agora. Nada é pra sempre, então vem a eterna avaliação e possibilidade de mudar.
Não dá pra dar aquele “up” agora? Faça o que for possível, mas não tenha uma cozinha (aliás, cômodo algum) com piso quebrado, trincas, vazamentos, mofo, paredes feias, sujas, fios à mostra, enfim, nada que nos ponha “pra baixo” e é permitido fazer gracinhas e até ousar um pouco na cozinha: quadrinhos, fotos, uma parede pintada com tinta de lousa para recados, espelhos decorativos, utensílios e louças à mostra…
E a sua cozinha, passa um bom Feng Shui?
Detalhe à esquerda – ainda os armários antigos, a velha fórmica. As pastilhas, além de bonitas e práticas, revestiram toda a área que teve canos de ferro substituídos por PVC. Os azulejos antigos foram pintados com tinta NOVACOR AZULEJO, a base de água, baixa toxicidade;acima das pastilhas foram primeiramente emassados (massa acrílica) e depois pintados com tinta látex acrílica.

 

Este armarinho estilo provençal é de MDF, foi comprado num bazar de uma loja de artesanato.