Há um local onde muitas pessoas ficam por no mínimo 8 horas diárias e que merece uma boa harmonização, a nossa mesa de trabalho.
Gente, Feng Shui vicia! A gente começa em casa e vai para o escritório, carro, aplica na bolsa, carteira…eu digo que Feng Shui é um jeito de se viver!
E onde se ganha o pão…também cabem os conhecimentos milenares dos chineses.
Bem, o começo de tudo é o “declutter” – descartar o que é inútil, arquivar o que pode ser útil um dia e ir deixando o campo de trabalho mais leve. Muitas empresas treinam seus colaboradores com programas disciplinares como “5S” e outros parecidos, que trazem essa organização para a rotina da empresa, mas se esse não for o seu caso…limpeza já! E sempre.
Outra coisa básica é a posição como algumas criaturas ocupam a sala de trabalho. Com um número considerável de pessoas trabalhando na maioria das organizações, vê-se coisas bizarras em relação à distribuição das baias para otimizar o espaço. Pessoas olhando para paredes, às vezes num canto “esquecido”, de costas para os colegas, com as costas para o banheiro e mais uma série de contra indicações em termos de energias.
Se não for possível uma mudança, o jeito é fazer curas. Por exemplo, se você trabalha olhando para uma parede o tempo todo, traga elementos da natureza para a sua mesa. Um vasinho de plantas, flores, fotos de crianças, animais, de paisagens, um cristal…enfim, somos seres naturais, às vezes nos esquecemos disso…
Se você trabalha sob uma viga, perde muita energia e pode estar com a saúde comprometida. O mesmo se aplica a permanecer sob escadas, prateleiras, tudo isso tem uma energia muito opressora. Nesses casos a saída é a saída…Precisa mudar de lugar, não tem negociação.
A melhor posição na sala é aquela que lhe permite uma visão ampla, a chamada “posição de poder”. Essa posição lhe permite ter o controle de quem sai e entra na sala e acompanhar toda a dinâmica do local. Uma janela atrás da sua cadeira, não é a melhor opção, mas pode-se aplicar uma persiana ou uma cortina sólida, que poderão representar uma parede na retaguarda.
Para melhor harmonizar a nossa mesa de trabalho, vamos aplicar o “baguá” sobre a mesma, buscando um quadrado/retângulo em sua superfície, seja lá como for o seu formato. Essas são as áreas (ou “guás”), segundo o Feng Shui:
Na prática, nós vamos aplicar o baguá, localizando cada um dos setores e posicionando o que tem mais a ver com aquela parte da mesa. Observe que as cores nesse quadrado, correspondentes a cada uma das áreas, são justamente as que fortalecem o guá. Então temos a partir do meio, na fileira mais embaixo:
TRABALHO/CARREIRA (PRETO) – um ótimo local para termos o nosso computador, ferramenta master de trabalho
CONHECIMENTO/ HABILIDADES (AZUL) – material de estudo, consulta, apoio – esse setor é também da espiritualidade – ideal para livros, dicionários, bíblia, manuais, etc.
FAMÍLIA (VERDE) – bom local para ter uma drusa de cristal ou um porta retrato onde estejam também pais ou avós. Plantas também são muito bem vindas aqui!
PROSPERIDADE/ABUNDÂNCIA (PÚRPURA) – tudo o que se relaciona com a parte financeira, material. Lugar legal também para ter a sua garrafinha de água – sempre fresquinha, renovada.
SUCESSO (VERMELHO OU DOURADO)- pode ser bacana ter um troféu, uma placa, algo que tenha recebido por seu mérito ou que passe ideia de brilho, de fama, de fogo ou sol.
RELACIONAMENTOS (ROSA) – bom para projetos em andamento, esse espaço privilegia a área relacional. Se for decorar, tenha sempre um par de objetos.
CRIATIVIDADE (BRANCO) – para ter seu banco de ideias, algo em produção/criação e fotos dos filhos ou de animais de estimação. Lugar ideal para aquele presente confeccionado pelo filho e que você quer deixar na mesa de trabalho (porta-lápis, porta-retrato, etc.)
AMIGOS/BENFEITORES (CINZA/PRATA) – lugar ideal para a agenda, telefones, algum objeto querido trazido de viagem.
SAÚDE (AMARELO) – atrás do computador, bem no centro da mesa, pode ser um cristal de rocha (trazem a energia da terra, que rege esse guá), sendo os mais indicados o QUARTZO VERDE (AVENTURINA), muito indicado para saúde e equilíbrio, além de purificar energias maléficas dos computadores. Uma outra dica seria uma peça de cerâmica.
Agora é partir para a reorganização e depois contar para a gente como as coisas estão fluindo.
Bom trabalho!